Amigas DSM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Destaque Galeria
Blog Destaque
Parceiros

Preserved memories

TOU (commercial use / personal use)

Ir em baixo

TOU (commercial use / personal use) Empty TOU (commercial use / personal use)

Mensagem por Lyvian em 3/3/2012, 05:43

Bom dia, turma!

Vou abrir meu atelier. Vou fazer baú de brinquedos (somente isso para começar) e vou aplicar layouts montados no Photoshop, colados em chipboard e colar o tema no baú. Mas antes de usar as imagens, queria tirar umas dúvidas:

_ Vou fazer flyer para distribuir em portas de escolas e vou fazer cartões de visita para entregar para as clientes que me procurarem. Tanto o flyer quanto o cartão, ambos já vão ser um LO. Posso usar um mini kit que venha escrito Commercial Use? E se eu quiser usar um kit que venha escrito Personnal Use, tenho que enviar e-mail para a designer ou posso usar diretamente, uma vez que o kit não estará sendo utilizado para revender?

_ O mesmo para os baús: tenho que ter autorização da designer para vender minhas peças com layouts montados com o kit dela, mesmo sendo Commercial Use?

_ Baixei kits free que nem sequer vinham com o TOU lá dentro. Isso significa que as imagens podem ser utilizadas sem autorização?

Eu sei o quanto custa fazer 1 único elemento, quanto mais 1 kit completo! Por isso quero começar com tranquilidade, sem ter que ter dor de cabeça no futuro a designer reclamando direitos autorais, mas tenho enviado e-mails e tenho recebido pouquíssimas respostas, mas precisava usar já o kit. Exemplo: tenho uma encomenda para 3 meninas (elas são trigêmeas) e uma delas quer o tema Bad Girl, com tatoos, guitarras, caveiras, ...tudo em pink e preto. Encontrei o kit perfeito para ela, mas a designer não me responde. Tá escrito Commercial Use no kit. Tou agora mesmo com 8 kits na minha frente e pronta para enviar e-mail para as designers, pedindo autorização.

Obrigada pela atenção.

P.S. Ciane, pode mover esse tópico para outro lugar, caso haja, pois não encontrei, tá?
Lyvian
Lyvian
Começando a me entrosar

Câncer Mensagens : 120

http://www.lyvian.wordpress.com

TOU (commercial use / personal use) Empty Re: TOU (commercial use / personal use)

Mensagem por Lórien em 3/3/2012, 08:13

Ly, não é só pela designação do termo. Você vai ter que ler termo por termo para ver o que você pode fazer com cada um.

Em geral, com os arquivos de comercial use você vai poder fazer os cartões, flyers e elementos para os baús, mas talvez os TOU indiquem que você coloque o crédito para os designers ou em algum lugar do produto, e não necessariamente você vai poder expor seus trabalhos em lojas virtuais e galerias na internet sem colocar os créditos da imagem. Tem alguns dos designers que eu trabalho que pedem que o crédito das imagens OU esteja em algum lugar do produto (pode ser em letras pequenininhas em um cantinho do recorte) ou que seja mencionado em algum lugar na embalagem. Quando o designer permite que o crédito seja dado na embalagem, eu já tenho uma etiqueta com espaço em branco onde eu posso colocar o crédito. Se eles pedem crédito quando exposto em galerias virtuais/lojas ou eu posto com os créditos ou eu vendo só presencialmente.

Quanto aos termos de PU, se quiser achar alguma coisa que possa usar, tem que ver que alguns designers que colocam como PU na capa do kit, no termo está explicitado algumas condições em que S4H e S4O são permitidos, Como eu disse antes, tem que ler kit por kit, e, no caso de dúvida, entrar em contato com a designer.

Quando os kits não estão com TOU o certo também é olhar no site e mandar e-mail para a designer, além de se certificar de que você realmente baixou o kit do site da designer dele, e não de alguém pirateando um kit.

E nem sempre se o kit é PU vai adiantar mandar e-mail para a designer pedindo para utilizar com uso comercial, às vezes eles não liberam nem com pagamento de taxa extra.

Espero ter ajudado!
Lórien
Lórien
Moderadora

Gémeos Mensagens : 2059

TOU (commercial use / personal use) Empty Re: TOU (commercial use / personal use)

Mensagem por Lyvian em 3/3/2012, 08:41

Ui, ui ! Então vou ter muuuito trabalho à vista.

Pôxa...e algumas designers até já abandonaram seus blogs e eu queria usar o kit.

Bom, vou fazer como vc recomenda, pois vc tem experiência e eu estou começando agora. Vou ler o TOU todo, item por item e, em caso de dúvida, vou escrever para a designer e o jeito será aguardar a resposta.

Eu não vou expor meus trabalhos em galerias, pois são baús de brinquedos e os LOs vão ser bem básicos. Mas acho que algumas peças eu vou expor no blog.

Muito obrigada, Lórien! Ajudou bastante! Um abraço :-)
Lyvian
Lyvian
Começando a me entrosar

Mensagem por Dani Barboza em 3/3/2012, 09:08

O ruim, é vc ficar com encomenda parada por conta disso, se não houver resposta para seus e-mails, seria legal vc buscar outras alternativas.
Como por exemplo buscar algum design que faça esses trabalhos especialmente para vc, assim não teria essa preocupação toda e poderia até criar algo próprio, desenho que caracterizasse sua marca!!!

bjsss
Dani Barboza
Dani Barboza
Quase enturmada

Câncer Mensagens : 161

http://www.danieoscrap.blogspot.com

Mensagem por Lyvian em 3/3/2012, 10:42

Mas é isso que eu estou começando a fazer: meus próprios kits. É demais trabalhoso!!! Até eu dominar a técnica, leva tempo. Mas não desisto. Somente as flores (aquela flores secas) é que eu ainda não sei como fazer. Não sei se é um pack que se compra do Photoshop ou se é feita à partir de um brush, ou shape...

Pedir para um designer desenvolver trabalhos para mim fica caro, pois os baús por si só já são baratíssimos. Vou tentar ver como algumas designers que colocam bastante freebies em seus blogs se eu consigo uma autoriazação permanente para utilizar os freebies.

Eu conheço uma senhora que ganha todos os kits de vários designers. Em contra partida, ela tem que fazer pelo menos uns 2 LO utilizando esses kits, divulgar no blog, no Facebook e no Pinterest. Mas a designer só libera os kits se a pessoa comprovar um "tráfego" de pelo menos 5.000 visitantes no blog dessa senhora. É uma opção também, mas eu sempre tenho que deixar claro que vou usar como aplique num baú.

A propósito, minha filha está aqui do meu lado insistindo que quer a bonequinha...rsrsrsrs...até eu descobrir que a bonequinha que ela estava falando era essa que tá na sua mão...rsrsrsrs
Lyvian
Lyvian
Começando a me entrosar

Mensagem por Lórien em 3/3/2012, 11:43

É a Dani quem faz Ly, olha o blog dela =)

Tem alguns ítens de kits digitais em que a pessoa tira foto, ou escaneia alguma coisa, recorta todo o fundo no PS (no laço poligonal, a coisa que menos gosto de fazer no ps), e aí vira um elemento. Algumas flores são assim, algumas fitas também.
Lórien
Lórien
Moderadora

Gémeos Mensagens : 2059

Mensagem por Dani Barboza em 3/3/2012, 13:27

Entendo...
Realmente fica difícil e caro!
Mas torço para que vc encontre a solução o mais breve possível e que isso não prejudique seu trabalho ou quem sabe alguma parceria com alguma design...

As bonequinhas sou eu que faço, dá uma passadinha lá no blog...
Tem um PAP em vídeo ensinando no tópico OUTROS ARTESANATOS/DICAS.

Muito sucesso pra vc!!!

bjs
Dani Barboza
Dani Barboza
Quase enturmada

Câncer Mensagens : 161

http://www.danieoscrap.blogspot.com

Mensagem por Lyvian em 3/3/2012, 13:39

Dani, passei na mesma hora. O registro está lá no Today Total On Line. Lindos demais seus trabalhos! Eu não fazia idéia de tanta coisa que pode ser feita com EVA!!! Parabéns :-)

Lórien, boa idéia menina!!!! Vou tirar fotos das flores do meu jardim e vou trabalhá-las no Photoshop, para alterar cor, dar um aspecto grunge: Legal! Obrigada pela dica :-)
Lyvian
Lyvian
Começando a me entrosar

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: