Destaque Galeria
Blog Destaque
Parceiros

Preserved memories

O que é um fórum? O que é um blog?

Ir em baixo

O que é um fórum? O que é um blog?

Mensagem por Lórien em 6/11/2012, 07:10

Oi meninas, tudo bem?

Tenho visto muitas novatas chamando esse fórum de blog, e, por isso resolvi escrever esse esclarecimento. Embora os fórums não sejam mais tão populares quanto já foram, antes do surgimento das redes sociais, e os blogs sejam o formato mais comum para divulgação de trabalhos de scrapbooking, há muitas diferenças entre ambos os formatos.

De acordo com a wikipedia:

Fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.[1] Também é chamado de "comunidade" ou "board". Os fóruns de discussão basicamente possuem duas divisões organizacionais, a primeira faz a divisão por assunto e a segunda uma divisão desse em tópicos. As mensagens ficam ordenadas decrescentemente por data, da mesma forma que os tópicos ficam ordenados pela data da última postagem.
O processo de registro geralmente envolve verificação da idade (alguns fóruns proíbem ou restringem o registro de pessoas menores de 13 anos, 18 anos ou etc), seguida de uma declaração dos termos de serviço (outros documentos também podem estar presentes) que deve ser aceita para que o usuário possa se registrar. Depois disso, o usuário é apresentado a um formulário de registro para preencher requerente, no mínimo: um apelido (que depois pode ser mudado pelo usuário ou pela moderação), uma senha, o e-mail e o código de verificação (serve para impedir programas automáticos de se cadastrarem no fórum).
A grande maioria dos fóruns exigem que o visitante se cadastre para postar. Os usuários registrados são chamados de membros.

Parece com o sistema do ADSM, não é? Pois é, somos um fórum. Agora atentem para a descrição de blog (que eu tirei daqui):

Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).

A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma os blogs são CMS's (Content Management System) mais simples.

Assim, embora fórums e blogs tenham algumas semelhanças, eles também tem muitas diferenças. Se quer conferir exemplos de blogs, veja a seguinte lista:

-blog Amigas DSM
-Blog da Paulinha
-Blog da Ciane
-blog da Suzana
-blog da Lórien

Última edição por Lórien em 6/11/2012, 10:01, editado 1 vez(es)
Lórien
Lórien
Moderadora

Gémeos Mensagens : 2059

Re: O que é um fórum? O que é um blog?

Mensagem por AnnaPaula em 6/11/2012, 07:54

Lórein,
Eu também fazia uma confusão enorme no começo.
É o que dar ser "leiga digital".
No final, todas acabamos aprendendo ...
AnnaPaula
AnnaPaula
Quase enturmada

Áries Mensagens : 173

Mensagem por Lórien em 6/11/2012, 10:02

É, no início todo o mundo se confunde. Eu não posso dizer que já confundi, pois, quando os primeiros blogs (como eles são) surgiram no Brasil eu já usava fórums. Por isso que eu achei que o post pudesse ser útil :)
Lórien
Lórien
Moderadora

Mensagem por Ciane em 6/11/2012, 11:14

Eu também sou do tempo em que blog não existia! Participo de fórum há anos!
Ciane
Ciane
Moderadora

Áries Mensagens : 10292

http://scrapcris.blogspot.com

Mensagem por Lórien em 7/11/2012, 06:27

Lembra a sensação que foram os primeiros blogs no Brasil, hospedados no IG? Eu tinha um... aos meus... 15 anos... Caracas, isso foi há 12 anos atrás o.O
Lórien
Lórien
Moderadora

Mensagem por Ana Paula Dias em 23/8/2013, 08:58

Adorei esse tópico, apesar de fazer uso dos dois tipos (forum e blog) saber exatamente o que cada um significa e como cada um trabalha, enriquece o nosso mundo do scrap, obrigada:smi: 

Ana Paula Dias
Novinha em Folha

Virgem Mensagens : 16

http://anapaulascrapbooking.blogspot.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: